Mercado de Trabalho e a tecnologia
- Pró Marcela
- 26 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Os avanços da tecnologia, em toda sua história, são um dos fatores que impulsionam as transformações no mercado de trabalho. Isso porque, com novas ferramentas e novos processos, o papel dos funcionários se modifica dentro das empresas. Com ciclos de mudanças cada vez mais curtos, o mercado de trabalho tem se modificado, exigindo uma mão de obra requalificada.
Olhando um pouco para trás, especialmente nos séculos 19 e 20, as novas tecnologias exerceram um grande papel de mudança nos negócios e na forma de emprego de inúmeras pessoas. Boa parte delas trabalhava na lavoura quando algumas máquinas foram introduzidas. Essas máquinas automatizaram diversos processos e aumentaram a produtividade, levando-as em direção ao setor industrial.
Não demorou e um novo movimento foi observado nas indústrias, quando a automatização delas fez com que os trabalhadores fossem deslocados para o setor de serviços. Como forma de explicitar esse movimento, na década de 50, nos Estados Unidos, o setor industrial representava cerca de 40% dos empregos, hoje esse número não supera a marca dos 5%.
No Brasil, especialmente na década de 80, grandes transformações tecnológicas foram experimentadas, e um grande exemplo desse movimento foi o setor bancário. Era o setor de serviços experimentando as grandes transformações propagadas pela tecnologia. Isso resultou na implantação de inúmeros caixas eletrônicos, Internet Banking, aplicativos e demais funcionalidades. Mesmo com uma forte expansão experimentada pelo setor bancário nesse período, não foi possível conter a redução do quadro de funcionários, que desde então caiu pela metade.
Os avanços da tecnologia estão trazendo grandes inovações e seus impactos já podem ser vistos em inúmeros setores. Por exemplo, no setor de serviços, alguns postos de trabalho estão sendo extintos pelo uso cada vez mais frequente dos softwares. Ou seja, profissões estão virando programas de computador. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Oxford estudou cerca de 700 ocupações, e metade delas corria o risco de serem extintas na próxima década devido ao uso da tecnologia. Embora esse estudo não tenha sido desenvolvido no Brasil, devemos nos atentar para essas tendências de funções desenvolvidas dentro de escritórios, como contadores, secretárias, operadores de telemarketing, entre outros. Aspectos de liderança, inovação, mindset criativo e competências de gestão são algumas das capacidades complementares aos profissionais e que estão sendo cada dia mais demandadas pelas empresas. Sempre existirá uma lacuna entre a velocidade com que as corporações demandam skills e competências, e o que o mercado de trabalho oferece. Essa realidade é ainda maior no Brasil, dado a ainda baixa qualidade de ensino. De maneira geral, a tecnologia vai impactar todos os setores da economia, desde a área de saúde, ciências humanas até o setor de serviços. Se você já está com medo de perder seu emprego para uma máquina, saiba que o profissional do futuro precisa ser altamente especializado, desenvolver habilidades de adaptação, empatia e principalmente criatividade para propor soluções a problemas ainda não conhecidos. Quanto antes começar, melhor. O futuro já está aí.
Taiara Monteiro
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